Instalação do Windows Server 2003

windos server 2003

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VHD (Virtual Hard Disk)

VHD Boot

VHD -O Virtual Hard Disk é um formato padrão utilizado pela Microsoft para imagens de discos rígidos. É utilizado pelos produtos Virtual PC, Virtual Server, Hyper-V e por ferramentas de backup. É capaz de gerar uma cópia idêntica (1:1) de um disco rígido, sem compactação.


Quais as suas vantagens/desvantagens?

Vantagens:

.Projecto independente da tecnologia;
.Ferramentas de CAD compatíveis entre si;
.Facilidade na actualização dos projectos;
.Reduz “time-to-market”.
.Elimina erros de baixo nível;
.Reduz tempo de projecto e custo;

Desvantagens:
.Hardware gerado é menos optimizado;
.Controlabilidade/Observabilidade de projecto reduzidas;
.Falta de pessoal treinado para lidar com a linguagem;
.Simulações geralmente mais lentas que outras implementações.



Formatos suportados

VHDs são implementados como arquivos que residem no sistema operacional nativo de arquivos de host. Os seguintes tipos de formatos de VHD são suportados pela Microsoft Virtual PC e Virtual Server:

imagem de disco rígido Fixo - arquivo que é atribuído ao tamanho do disco virtual.

imagem de disco rígido Dinâmico - arquivo que, em determinado momento é tão grande quanto os dados reais escritos para ele.
Diferenciação imagem de disco rígido - um conjunto de blocos modificados (mantido em um arquivo separado referido como a imagem “crianca"), em comparação com uma imagem da mãe.
Ligado a um disco rígido - arquivo que contém um link para um disco rígido físico ou partição de um disco rígido físico.

Ferramentas necessárias
VHD Resizer – Ferramenta que irá redimensionar ficheiros VHD da Microsoft e também irá converte entre os tipos de arquivo fixo e dinâmico. Este é um sector por sector operação de cópia de um tamanho / tipo de restos e outros ficheiros de origem inalterado.
VHD Utility - Se o utilizador optar por expandir o VHD no lugar, então o processo é muito mais rápido, como acontece quase simultaneamente, caso contrário, nos casos em que uma cópia em separado do original for prorrogado, o pedido leva algum tempo.





Instalação
Com o Windows 7 instalado, Abra o “prompt” de comando e digite o seguinte:
Diskpart
Nota: Pressione ENTER após cada linha para executar os comandos.
Agora está pronto para criar um espaço em branco arquivo. VHD. O seguinte comando cria um arquivo VHD 16GB em uma pasta chamada virtual (Pode colocar o VHD em qualquer lugar, mas criar em qualquer pasta de antecedência):
Criar o arquivo VDISK = c: \ virtual \ win7.vhd tipo = máximo fixado = 16000



Vai demorar alguns minutos para o ficheiro VHD ser criado, cerca de 10 minutos.





Para instalar o Windows 7 para o VHD, Introduza o Windows 7 DVD na unidade de DVD e reinicie o sistema e inicie-se fora do disco. Uma vez que o instalador do Windows 7 está instalado e a funcionar, escolha o seu idioma e uma vez que estiver na tela Instalar agora, pressione SHIFT + F10 para abrir um prompt de comando.




Verifique primeiro se a letra da unidade foi atribuída à sua partição do sistema. Faça uma nota da letra da unidade.












O Virtual PC usa imagens de disco VHD. Esses arquivos podem ser montados no Windows 7. Para montar imagens VHD, vá ate à Gerência do disco. Clique no item gerenciamento de disco com o botão direito e escolha Anexar VHD (é possível também criar um VHD vazio). Localize o arquivo:






Ficará disponível em “Gerir”. Se quiser, marque “Somente leitura” para não permitir alterações. Para usar a imagem será necessário clicar na área referente a ela com o botão direito e ir a Inicializar disco. Pode particionar o VHD assim como faria com um HD real. Na imagem abaixo o Disco 3 é um VHD:





Infelizmente não oferece uma opção rápida para funcionar com outros tipos de imagens, mas a Microsoft parece não querer isso.
Ao criar um VHD, deve definir o tamanho e o tipo, (cria um arquivo grande) ou expandido dinamicamente.





Para um melhor desempenho “anti-fragmentação” é bom escolher tamanhos fixos, mas como deve saber (caso já trabalhe com máquinas virtuais) o arquivo cresce conforme os dados forem adicionados, é aconselhável fazer cópia de segurança, além de não usar muito espaço no seu HD real enquanto realmente não estiver com toda a capacidade em uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário